terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A POLÊMICA AUSÊNCIA DE MAIK NA LISTA DOS CONVOCADOS PARA O MUNDIAL




Nada melhor do que começar o 1VS1, a coluna de entrevista do 7M Handebol Total, com um dos maiores nomes do Handebol no país, o goleiro Maik. Aqui ele fala sobre seleção brasileira, experiência na Europa e planos para o futuro.

Confere aí!


7M: Maik, desde quando o Jordi voltou à seleção você esteve presente em grande parte das convocações. Atual bi campeão da Liga Nacional, considerado melhor goleiro do Super Globe de 2013 e do Campeonato Pan-americano de Seleções 2014, e sendo um dos melhores goleiros no Torneio Domingos Barcenas quando ganhamos da Suécia com uma grande atuação sua. O que toda comunidade do handebol brasileiro está perguntando: porque você não estará no mundial?

MAIK: Bom, eu sofri uma lesão na final do Super Paulistão e fiquei afastados de alguns jogos e treinamentos> O Rick teve uma temporada muito boa sendo considerado o melhor goleiro da liga nacional e o Bombom sendo considerado um dos melhores goleiros na Espanha. Então acredito que tiveram um ano muito bom e mereceram estar no Mundial. É difícil ser cortado, mais agora e torcer pelos meus companheiros e traçar novos objetivos e trabalhar para alcança-los.


7M: Você participou de todas as fases de preparação pré mundial. Como acredita que a  equipe brasileira chega na competição? Quais são nossas chances no torneio e como vocês estavam se preparando para os jogos contra Qatar e Bielorrússia que serão decisivos?

MAIK: Bom, esse ano só fiquei de fora do Torneio 4 Nações em SBC, os nossos treinamentos eram sempre voltados para parte Técnico -Tática do jogo, trabalhando tanto defesa 5x1 como 6x0 em geral. Nessa última fase trabalhamos algumas movimentações táticas que algumas equipes do nosso grupo normalmente costuma realizar já pra saber como poderemos responder a essas situações e algumas movimentações ofensivas. Creio que eles agora realizaram alguns vídeos de nosso primeiro adversário que será o Qatar, que vem com equipe renovada e com alguns atletas nacionalizados, além do treinador Espanhol Valero Rivera, que já obtiveram um resultado positivo sendo Campeão da Asian Mens Chanpionship 2014. Creio que será um jogo muito equilibrado e com um pouco de nervosismo devido a ser um jogo de estreia, porém acredito que se mantivermos o nosso ritmo de jogo e encaixar o nosso ataque conseguiremos sair com uma vitória importantíssima. Já contra Bielorrússia realizamos um jogo amistoso em 2014, que empatamos. Foi um jogo equilibrado até o final,  é uma equipe experiente com seu principal jogador Rutenka que atua no Barcelona. Creio que não será diferente e teremos que tentar realizar um ótimo jogo se quisermos sair com a vitória, nossa defesa 5x1 em 2013 surpreendeu muito pois tiveram equipes com muita dificuldades para nos atacar e creio que muitos já tenham se preparado para jogar contra o Brasil. Mas o que me deixa feliz é saber que estamos conquistando o nosso respeito contra as equipes europeias, claro que temos que continuar a realizar bons jogos e isso só é conquistado com muita trabalho e dedicação como estamos realizando! 


7M: Hoje muitos atletas brasileiros estão atuando fora do país. Você foi um dos primeiros jogadores a atuar na Liga Asobal, em 2005 no Vamasa Valencia, quando aquela era reconhecidamente a melhor liga do mundo. Depois em 2008 no AB Boadilla na Liga de Honor. Na época o Youtube, transmissões online não existiam e pouco se sabe desses momentos da sua carreira. Conte-nos como foram essas passagens pelo exterior? Porque você não conseguiu ter uma continuidade lá fora?

MAIK: Bom, em 2005 fui para Valência no intuito de conseguir uma nova equipe, pois o Vamasa Valencia já estava caindo para a Divisão Honor e eu acabei ficando 4 meses e tive problemas financeiros com clube devido a crise do País, retornei em 2008 com o sonho de continuar e infelizmente por problema financeiro do clube e no meu visto, impossibilitou de retornar a minha equipe depois do Mundial da Croácia 2009, depois disso acabei fechando no meio do ano com o E.C. Pinheiros.


7M: Na sua opinião quais são as principais diferenças no dia a dia de um atleta de handebol no exterior e aqui no Brasil? Algum tipo de preparação seja física, técnica ou tática muito diferente do que você conhecia por aqui?

MAIK: Bom, a diferencia é que todo sábado tem jogo e na época tinha alguns jogos durante a semana. Na segunda feira nós só realizávamos musculação e preparava os treinos para o próximo jogo, mas a grande diferença são os níveis dos jogos que eram e são muito fortes,  e isso é ótimo para evoluir como atleta e se adequar a esse ritmo de jogo  para contribuir com a seleção brasileira.


7M: Em duas competições internacionais importantes você foi eleito o melhor goleiro. Por Taubaté no IHF Super Globe 2013 e no Memorial Domingos Barcenas em 2014 pela seleção. Você bateu grandes nomes mundiais como Sterbik, Bitter e Sjostrand. Onde você acha que se destacou e qual a sensação de títulos como esses?


MAIK: Na verdade eu não esperava essa premiação fui pego de surpresa quando estava retornando ao hotel e ligaram para eu retornar ao ginásio fiquei muito feliz pois foi um ano de 2013 maravilhoso. Foi uma sensação incrível em minha carreira, creio que me destaquei devido a um jogo onde estávamos perdendo de 7 gols e fomos buscar gol a gol e conseguimos  virar o jogo e faltando 10 segundos consegui defender uma bola no contra ataque e ganhamos o jogo, tudo isso graças aos meus companheiros que jogaram muito bem na defesa e me ajudaram muito nesse jogo. Momentos bons na carreira muito legal!




7M: Qual o goleiro que você acha mais completo atualmente e qual você destacaria como grande promessa/revelação?

MAIK: Pra mim é o Thierry Omeyer goleiro da França e como promessa e revelação aqui no Brasil gosto muito do Ronei, goleiro da FAB Rio de Janeiro. Pude passar uma fase da seleção em Blumenau com ele e espero e torço para que ele continue treinando muito pra isso.


7M: Muitos falam que o titulo do mundial dificilmente sairá do quarteto França, Espanha, Dinamarca e Croácia. Quem será o campeão no Qatar? Alguma outra equipe pode surpreender?

MAIK: Na verdade penso igual e creio que não mudará muito como foi no campeonato Europeu. E as equipes que podem surpreender e chegar entre os 4 primeiros podem ser  Islândia ou Polônia e o Campeão será França novamente.


7M: Essa não convocação fez você pensar em aposentar-se da Seleção ou pensa em jogar os Jogos Olímpicos no Rio?

MAIK:  Não jamais, isso só me motiva a treinar e lutar para alcançar meu objetivo que é jogar essa Olimpíada aqui no Brasil sei que não será fácil, mas estou disposto a lutar por isso!




A 7M Handebol Total agradece nosso ídolo e guerreiro Maik pelo bate papo.


Até o próximo 1vs1!


Nenhum comentário:

Postar um comentário