terça-feira, 9 de junho de 2015

ÚLTIMO PASSO ANTES DE TORONTO E MUNDIAL JUNIOR



Com tantos acontecimentos recentes no mundo do handebol, ficamos devendo um comentário mais extenso sobre a convocação de Jordi Ribeira ao II Torneio Quatro Nações que acontecerá essa semana em João Pessoa com a participação de Cuba, Chile e Tunísia. 

Assim como o fantástico torneio na Polônia que fizemos, o treinador catalão convoca um total de 25 jogadores com a intenção de preparar duas equipes para competições diferentes, Mundial Junior e Panamericano de Toronto. 



Claramente a base da seleção júnior já está formada e se encontra bastante sólida. Infelizmente ou felizmente, pois é sempre bom ver um brazuca em competições importantes, não poderemos contar com Zé Toledo. O lateral participou do Final4 da Copa Del Rey com o Granollers, teve uma temporada extensa e merece o devido descanso para chegar inteiro ao Mundial. João é o ponto central assumindo responsabilidade de armar uma equipe com grande potencial físico. Como seu suplente, Acácio, o melhor jogador do último panamericano da categoria, deve utilizar essa fase como aprendizado na função de dirigir o time. Haniel após o torneio da Polônia assumiu a titularidade. O lateral foi convocado após confirmada a lesão de Valadão e fez uma grande competição, com muita personalidade. Leo deverá mostrar que está com bom nível de jogo, sua ida a São José foi bastante criticada, dificilmente terá uma qualidade de treinamento em seu novo clube como tinha no Pinheiros. 



A se destacar também a presença de Rangel Rosa, o novo goleiro do Villa Aranda, ainda com idade juvenil. Rangel tem grande margem de melhora e essa experiência na Europa, somada a integração com a seleção adulta, serão determinantes para o sucesso da seleção, no presente e no futuro. Com toda certeza os olhos do mundo do handebol estarão na equipe brasileira no Mundial Junior. A chamada geração de ouro espera fazer uma grade competição, alcançando pela primeira vez as semifinais e brigando por medalhas. Que bom seria se Jordi pudesse acompanhar esse Torneio. Na boca pequena, corre o boato que muitos atletas que integrarão esse time, partirão rumo a Europa na próxima temporada. 




Pelo lado adulto, temos a volta de nomes mais experientes que ficaram de fora na última convocatória. Diogo, Zeba e Vini, retornam a seleção com a expectativa e responsabilidade de mostrarem mais do que desempenharam no Qatar. Grande surpresa foi a chamada de Bruno Santana que, desde a passagem de Javier Garcia Cuesta, não vestia a camisa verde amarela. Com o nome de Bruno, Jordi dá um recado claro, quer jogadores que não sintam pressão em um Brasil e Argentina, possível final de Toronto. Nova chance também recebe Raul Nantes. O lateral mais uma vez está presente na lista de convocados, esperemos que aproveite a oportunidade agarrando com unhas e dentes. Seu potencial de finalizações em chutes de fora é inquestionável, a dura tarefa é adequá-lo ao sistema de jogo ofensivo e defensivo. Outra novidade é o aparecimento de Alemão na lista. A muito vinhamos cobrando o aparecimento de um segundo ponta esquerda que possa dar mais minutos de descanso a Borges. Carlito apareceu como uma possibilidade que no final não se confirmou, agora surge novamente o nome de Alemão que também pode aportar na função de avançado, o que será de extrema importância. 



Na porta de duas grandes competições Jordi da continuidade ao seu planejamento visando os Jogos Olímpicos, novamente integrando ambas categorias, júnior e adulto. O grande mérito, como já falamos diversas vezes, está sendo a padronização da filosofia de jogo e grupo, o que será de grande valor no futuro. Ótima preparação. Os jogos serão transmitidos pelo Sportv. Fique ligado!

TODOS OS CONVOCADOS:

oleiros: César Almeida "Bombom" (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rangel Rosa (ACE/Univali/FMEBC-SC). 

Armadores: Fernando Pacheco "Zeba" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Gustavo Rodrigues (EC PInheiros-SP), Haniel Langaro (EC Pinheiros-SP), Leonardo  Santos "Léo" (EC PInheiros-SP), Oswaldo Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha), Raul Nantes (Tremblay em France Handball-França), Thiago Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-SP) e Thiagus Petrus (Nathurhouse La Rioja-Espanha). 

Centrais: Acácio Moreira Filho (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Bruno Santana (EC Pinheiros-SP), Diogo Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Henrique Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro da Silva (Ademar León-Espanha).

Pontas: André Soares "Alemão" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Cléber Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges (Montpellier Agglomeratión-França), Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rudolph Hackbarth (ADI/Slice/FMEL/Itajaí-SC).

Pivôs: Alexandro Pozzer "Tchê" (Asosiación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Rogério Ferreira (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ) e Vinícius Teixeira "Vini" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário