quinta-feira, 12 de março de 2015

1VS1: CESAR ALMEIDA, O BOMBOM

O 1vs1 deste mês recebe Cesar Almeida, o Bombom, goleiro do BM Guadalajara e da Seleção Brasileira. Bombom nos fala sobre o Mundial do Qatar 2015, tranferência para o exterior, Liga Asobal e planos para o futuro! Confere aí a entrevista com esse grande portero!



  7M HANDEBOL TOTAL: Qatar 2015 foi seu Segundo Mundial adulto. Sua eficiência foi de 26%, um total de 41 defesas em 154 chutes. Como avalia a sua participação individual na competição? Qual acredita que foi sua melhor partida no torneio? E a pior?

Bombom: Avalio como boa, claro que sempre penso em melhorar, jogo após jogo!! A equipe em geral teve uma boa atuação!! Como meu melhor jogo, fico entre Espanha e Qatar!! e pior, Eslovenia e Croacia!!


7M HANDEBOL TOTAL: A proposta defensiva do Brasil é jogar com a defesa aberta, fazer com que o ataque adversário se posicione longe da linha dos 9m, nunca se sinta cômodo, proporcionando roubadas de bola. Ao mesmo tempo corremos muitos riscos. Pelos menores erros, os adversários já estão finalizando dos 6m, como vimos no Mundial. Você acha que esse esquema defensivo prejudica o desempenho dos goleiros?

Bombom: Claro que a porcentagem diminui, mas as roubadas de bolas ajuda muito a proposta do nosso jogo, nós goleiros sabemos o que vamos enfrentar em todos os jogos, então entramos no jogos sabendo que vamos sofrer muito tiros de 6 metros!!




 7M HANDEBOL TOTAL: Sua boa performance no Mundial do Espanha, como estreante em uma Copa do Mundo, deve ter sido porta de entrada para você ter recebido a proposta do BM Guadalajara. Como foi o processo até você assinar com o clube?

Bombom: Eu tenho um representante desde o final do mundial, e sobre assinar com Guada foi tudo muito rápido, tinha falado com meu representante em abril e em junho, recebi um email dele, falando sobre a proposta de Guadalajara, isso numa sexta, sábado tive jogo contra a Hebraica e após o jogo conversei com meu técnico Hortelan, e no domingo assinei o contrato!! Resumindo, foi em 3 dias tudo!!

7M HANDEBOL TOTAL: Você é um goleiro com perfil diferente dos demais atletas de posição. Possui menos de 1,90m, mas grande reflexo e agilidade. Como isso influencia seu jeito de atuar? Alguma técnica diferente dos demais goleiro que atuam mais no posicional?

Bombom: Como não sou alto, tive me adaptar para a posição, antes do handebol, eu era goleiro de futsal, desde os 6 anos fui goleiro de futsal, com isso coloco um pouco de técnicas do futsal no handebol e com isso acabo surpreendendo um pouco os atacantes!

7M HANDEBOL TOTAL: Todos falam que o maior beneficio dos atletas brasileiros irem atuar na Europa é a maior quantidade de jogos em alta competividade? Quais são os pontos do seu jogo que você mais evoluíram desde sua chegada em Guadalajara? E quais são aqueles que você está mais concentrado atualmente em melhora-los?

Bombom: Com a igualdade aqui, joguei muitos jogos decididos no último minuto, e no meu ponto de vista ajuda a amadurecer muito em diversos aspectos, como concentração e tomada de decisão! Melhorar?? Todos, pois o handebol vive em constante evolução, cada dia se aprende algo, treinando ou vendo jogos de diferentes competições, acredito que se aprende muito vendo diferentes estilos, no meu caso de goleiros!!



7M HANDEBOL TOTAL: A Liga Asobal parece uma competição muito igualada, com exceção do Barcelona milhões de quilômetros dos outros times. Como vê a atual situação da Liga hoje em dia? Você incentivaria novos atletas brasileiros a irem jogar lá?

Bombom: Vejo uma liga que tudo pode acontecer, ano passado ganhamos do Naturhouse, que terminou em 2º e perdemos do rebaixado Valladolid, e esse ano vejo a Liga igual, for a contra o Barça, cada jogo tem sua história e está totalmente aberto!! Incentivo sim, é uma ótima experiência, não só como atleta, mas também como pessoa!!

7M HANDEBOL TOTAL: O Guadalajara é uma equipe intermediaria na Liga Asobal. No ano passado terminou na 8º posição e hoje ocupa a 9º. Como você vê a equipe comparando versus o ano passado? Como foi trabalhar com Mateo Garralda como treinador?

Bombom: Comparando as equipes no papel, ano passado a equipe era muito melhor com a que temos agora, com a crise que se vive aqui, perdemos muitos desses jogadores e tivemos o risco de não ter equipe esse ano, esse ano o clube apostou em trazer jogadores jovens e alguns mais baratos, e jogamos no limite, temos 13 jogadores no plantel!! E tivemos a troca da comissão técnica, e isso trouxe um novo ambiente pro time, acredito que melhorou bastante!! Antes não conhecia Cesar Montes e gostei da sua maneira de trabalhar, sempre preocupado com todos, dentro e fora da quadra. 

7M HANDEBOL TOTAL: Você é hoje o quarto colocado em estatísticas totais na Liga Asobal para goleiros. Suas boas atuações nas ultimas duas Ligas e Mundiais te credenciam para defender uma equipe que briga por títulos e competições europeias? Já aconteceram sondagens dentro e fora da Espanha?

Bombom: Acredito que credenciam sim, mas acredito que tudo tem a sua hora. O sonho de qualquer jogador é jogar uma Champions League, e eu não sou diferente, tenho meus sonhos e estou correndo atrás deles! Ano passado tive algumas propostas para sair de Guada e acabei ficando! Agora estamos nesse período (sondagens) para decidir a próxima temporada,





7M HANDEBOL TOTAL: Grande repercussão teve o episódio de racismo que você sofreu quando jogaram contra o Benidorm. Você percebe um comportamento racista no seu dia-a-dia na Espanha ou foi um caso isolado? Voltou a acontecer?

Bombom: Infelizmente o comportamento racista existe sim, mas não é nada diferente do que existe no Brasil! Por ser negro, você sempre é visto com outros olhos em qualquer lugar.

7M HANDEBOL TOTAL: Por fim, dois nomes: qual o melhor goleiro que você já viu jogar? E da nova safra, quem é a nova promessa da porteria?

Bombom: Vou colocar 2 nomes, Thierry Omeyer e Arpad Sterbik, e da nova geração que não é promessa e sim realidade, Gonzalo Perez De Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário